HISTÓRIA DA CIDADE DE ARAGARÇAS

TREVO BR 070/158

O início do município de Aragarças remonta a 1872, quando um grupo de garimpeiros chegou de Araguaiana, no Estado do Mato Grosso, dando origem ao povoado de Deixado.

Em 4 de setembro de 1891, uma missa solene foi celebrada, e o local para a construção do Presídio da Macedina foi designado. Este presídio era um destacamento militar com a finalidade de proteger os moradores contra os ataques dos índios, apoiar os soldados que participaram da Guerra do Paraguai e promover a colonização da região. O movimento de viajantes que subiam o Rio Araguaia em várias embarcações era intenso, buscando Baliza, cidade localizada às margens do Araguaia, onde encontravam garimpos ricos praticando a cata de diamantes enriquecedores. Isso atraiu várias famílias para o local.

Assim, iniciou-se a vila chamada Barra Goiana, na confluência do Rio Garças com o Rio Araguaia. À esquerda do Araguaia, também começou a vila chamada Barra Cuiabana. Construiu-se uma igrejinha de barrotes, coberta de palhas, em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa, que se tornou o Padroeiro da vila, devido à maioria dos habitantes ser originária da Bahia. Em 14 de agosto de 1943, a Expedição Roncador-Xingu chegou a Barra Goiana, posteriormente transformada na Fundação Brasil Central. Sua missão era instalar uma base de ação na margem direita do Araguaia, em frente ao Pontal do Rio Garças. Devido à localização próxima aos dois rios, Araguaia e Garças, o povoado foi renomeado para Aragarças, derivado dos nomes dos rios.

Devido ao rápido crescimento de Aragarças, Baliza concedeu-lhe o título de Vila pela Lei nº 5, em 5 de novembro de 1951. Pela Lei Estadual nº 788, em 2 de outubro de 1953, Aragarças foi elevada à categoria de município, sendo instalada em 01/01/1954. O município é sede de Comarca.