NOVA FEIRA DE ARAGARÇAS

Publicado Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2018, às 08:20 | Ascom

A chamada Feira da Lua criada pelo prefeito José Elias em seu primeiro mandato funciona na antiga rua 3. Com o tempo seu espaço aos sábados tornou-se inviável por vários motivos: os feirantes invadem o alpendre da igreja católica e do salão paroquial, bem como toda a frente da igreja Adventista; por não ter instalação sanitária obram suas necessidades atrás dos veículos exalando mau cheiro e criando ambiente extremamente anti-higiênico, por falta de instalações elétricas adequadas usam gambiarras com fios espalhados pelo chão em todas as direções pondo em risco a própria vida e da multidão que cresce a cada semana ao redor da feira. Tendo sido concebida para incentivar a produção hortifrutigranjeira do município, com o tempo a feira perdeu completamente sua característica original: tornou-se um ponto comercial de ambulantes de confecções, calçados, bijuterias, mobiliário, CD e DVD, eletrônicos e toda origem de bugigangas. Além de atrair mascates de todo oeste-goiano, acaba servindo para várias outras aventuras comerciais inclusive pirataria do Paraguai.

Continuando com proposito de incentivar a produção da agricultura familiar de hortifrutigranjeiro para o consumo das populações de Aragarças, Pontal do Araguaia e Barra do Garças, o prefeito decidiu criar uma nova feira, para tanto escolheu um local mais adequado com amplo espaço para instalação de barracas e bancas, banheiro com completa instalação sanitária, espaço coberto para venda de produtos manufaturados, área de palco para apresentações artríticas e culturais, instalações elétricas para ligações de quantas tomadas forem necessárias cobertas em caixas apropriadas de alvenarias, ponto de distribuição de agua potável, radio feira, amplo estacionamento para os feirantes e os frequentadores sem perturbar os moradores vizinhos cujas residências ficam distantes do local.  Agora também todas às quartas-feiras se instalou a Feira do Produto e aos domingos o espaço será aproveitado para a realização de uma Feira de Veículos.

Como ficou um espaço tão bem estruturado o prefeito decidiu homenagear a memória do seu irmão dando-lhe o nome do empresário Pedro Fernandes Elias, figura por demais conhecida em Aragarças onde residiu por décadas e em Barra do Garças onde foi pioneiro no ramo de construção.