Aragarças participa da Oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais de Saneamento Básico.

Publicado Segunda-Feira, 10 de Setembro de 2018, às 13:33 | Ascom

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realiza  a Oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico, entre os dias 10 a 14 de setembro na Superintendência Estadual da Funasa de Goiás em Goiânia (GO).

A capacitação tem como objetivo orientar os municípios para a gestão de serviços municipais de saneamento básico, priorizando o planejamento, controle social e sustentabilidade econômica. Durante o curso, os participantes debaterão as exigências legais do setor e conhecerão o passo a passo para a estruturação de serviços públicos de saneamento básico, com a oportunidade de construir modelos de gestão adequados à realidade de cada município.

O prefeito de Aragarças, José Elias, enviou o engenheiro Marcio Apolo, já que o publico alvo da oficina  são técnicos de saneamento dos municípios, prioritariamente, ocupantes de cargo público municipal que possuem poder de decisão, bem como servidores da Funasa, pesquisadores do setor e profissionais liberais.

O participante receberá material didático de apoio, contendo informações sobre os aspectos políticos, jurídicos e operacionais necessários para a gestão de um serviço municipal de saneamento básico, bem como orientações quanto à elaboração de diagnóstico técnico e administrativo. A oficina terá duração de 32 horas/aula, distribuídas em cinco dias de atividades.

Parceria

A oficina faz parte de parceria entre a Assemae e a Funasa, que já passou por outras 19 cidades brasileiras e capacitou 890 participantes.  Os treinamentos buscam aprimorar a gestão dos serviços municipais de saneamento básico, com benefícios diretos para a saúde e qualidade de vida da população.