SECIMA inicia Araguaia + Limpo 2018 por Aragarças

Ascom / Comunicação Setorial Secima
Publicado Terça-Feira, 3 de Julho de 2018, às 15:48 | Ascom / Comunicação Setorial Secima

O ponto de partida para a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) iniciar, nesta terça-feira (03/07), o projeto Araguaia Mais Limpo é a cidade de Aragarças. A expectativa é que até o dia 28 de julho a equipe da Secima distribua 40 mil sacos de lixo, mil camisetas e faça educação ambiental com turistas e ribeirinhos. O percurso pelo Rio Araguaia abrange os municípios de Aragarças, Montes Claros, Britânia, Jussara, Aruanã, São Miguel do Araguaia e Nova Crixás.

O Araguaia Mais Limpo tem como objetivo garantir a limpeza das praias e a destinação correta ao lixo produzido nos acampamentos. As prefeituras dos sete municípios alcançados pelo projeto vão trabalhar na distribuição dos sacos de lixo e recolher os resíduos gerados nos acampamentos. Os turistas são orientados acerca do descarte correto e, em seguida, servidores das prefeituras passam pelos locais recolhendo o lixo e levando o material para centros de triagem e aterros sanitários.

A Secima desenvolve esse trabalho de conscientização nas praias do rio Araguaia em alta temporada há dez anos. Na ação de 2017 foram recolhidas 90 toneladas de lixo.