Av. Getúlio Vargas, 580. Setor Administrativo
Cep: 76240-000 - fone: (064) 3638-2475


 

 

Home
 
 

Prefeito José Elias solidariza com campanha de cadastro de doadores de medula óssea em favor do garoto Enzo Miguel.


Ascom
Publicado Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018, às 09:18 | Ascom

Enzo Miguel é um menino de 3 anos de idade que trava uma grande batalha contra o câncer, ele sofre com leucemia e precisa urgentemente de um transplante de medula óssea.

O garoto é do munícipio de Itapirapuã-GO, onde teve uma campanha durante dois dias para cadastramento de doadores medula. As cidades de Jussara e São Luís de Montes Belos também já receberam o hemocentro e cadastraram boa parte da população.

Nos dias 25 e 26 de maio será a vez de Aragarças receber uma equipe do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O objetivo é identificar possíveis doadores de medula óssea com o intuito não só de salvar a vida do menino Enzo, mas sim de todos os portadores desta doença.

A campanha será realizada nos dias 25 (sexta-feira) e 26 (sábado) de maio, das 08 às 16 h, no quartel da 4ª Companhia da Polícia Militar de Goiás, no Aeroporto de Aragarças.

 

Alguns dos critérios para se tornar um doador de medula óssea são, ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e portar documento de identidade.

É importante deixar claro que nessa primeira fase não será coletada a medula óssea e sim somente alguns miligramas de sangue para serem armazenados e verificar posteriormente a compatibilidade com pacientes que necessitem deste tratamento.

O transplante de medula óssea é um tratamento realizado usualmente em pacientes diagnosticados com doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico.

Segundo o REDOME, os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves (adquiridas ou congênitas). Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, doenças autoimunes e vários tipos de tumores.

Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados no próprio site do REDOME.

Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral.

Segundo dados do Registro Nacional já foram cadastrados 3.700 milhões de doadores, o REDOME é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e reúne todos os dados dos voluntários à doação para pacientes que não possuem um doador na família. A chance de se identificar um doador compatível, no Brasil, na fase preliminar da busca é de até 88%, e ao final do processo, 64% dos pacientes têm um doador compatível confirmado. Para aumentar essa probabilidade precisamos de você. A Prefeitura de Aragarças é parceira desta campanha e solicita que a comunidade em geral se junte a causa para que  juntos possamos salvar vidas.