Aragarças participa da 16ª Edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar

Ascom / Blog do Incra Goiás
Publicado Sábado, 12 de Maio de 2018, às 14:56 | Ascom / Blog do Incra Goiás

O evento foi realizado entre os dias 9 e 11 de maio, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), em São Luís de Montes Belos (GO). O prefeito José Elias, enviou a secretária municipal de agricultura, Keila Diniz, o coordenador de agricultura, João Batista e o agrônomo do município, Juliano Cavalcante, juntamente com representantes da Associação de Mulheres do Pequena Vanessa II de Aragarças.

A exposição foi realizada por meio da parceria entre entidades governamentais, incluindo o Incra em Goiás, e movimentos sociais.

Trata-se de uma das principais vitrines da agricultura familiar e da reforma agrária do Estado. Simultaneamente, a Agro Centro-Oeste abre espaço para divulgação de conhecimento, troca de experiências entre expositores e agricultores e comercialização de produtos advindos do campo.

Segundo a Secretária Municipal de Agricultura , Keila Diniz,  a agricultura familiar é importante para a promoção da inclusão social, geração de renda, combate à pobreza e fixação do homem no campo. Além disso, contribui para incentivar a alimentação saudável.  “Participamos de uma e mesa redonda com Embrapa, IFgoiano, Incra, Emater e Secretarias Municipais de Aragarças e Bom Jardim para implantação de uma URT (unidade de referência tecnológica) no Médio Araguaia. A unidade será implantada no Assentamento Pequena Vanessa l", destacou a secretária.

Durante os três dias de evento, trabalhadores rurais e o público em geral tiveram à disposição uma programação com dezenas de mesas redondas, oficinas, minicursos, seminários e exposições.

Também foram ministradas palestras de variados temas, como: agrobiodiversidade; saneamento rural; uso técnico de agrotóxicos; alternativas de combate à fome; manejo e práticas agroecológicas; melhoramento de sementes; e gestão financeira da propriedade rural. Toda a programação voltada para o conhecimento e capacitação foi realizada durante o dia no Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em São Luiz dos Montes Belos (GO).

Este ano, a parte comercial da Agro Centro-Oeste contou com cerca de 70 expositores e foi realizada à noite, no Parque Bela Vista (Espelho D’Água). Neste local, os consumidores puderam comprar diretamente de quem produz hortaliças, frutas, mel, doces, geleias, artesanato e uma ampla oferta de produtos do campo. A Associação de Mulheres do Pequena Vanessa II de Aragarças, comercializaram principalmente a  farinha de mandioca e polvilho.

Segundo os organizadores, esta inovação, diferenciando os horários da programação, visou dar maior visibilidade para os produtos que foram comercializados.

Participação do Incra

Em meio à diversidade da programação, o Incra participou diretamente da roda de conversa sobre licenciamentos ambientais, programa de regularização ambiental e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Também integrou três mesas redondas: uma debateu oportunidades e desafios para a agricultura familiar e assentados na comercialização direta, em feiras, por meio de instrumentos governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A segunda apresentou desafios, possibilidades e ações compartilhadas do desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis nas unidades familiares do território rural Médio Araguaia e região.

Para marcar as comemorações aos 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), foi promovida uma terceira mesa redonda apresentando as vivências no contexto do programa, bem como a exposição fotográfica “Educação no Corpo da Terra”.

O Incra/GO também colaborou para a realização da palestra sobre uso técnico de agrotóxicos na produção familiar e seus impactos socioambientais e participará da reunião institucional do Fórum Goiano de Combate aos Impactos do Agrotóxico, visto que é uma das entidades que integram este colegiado.

Agro Centro-Oeste/2018

Este ano, pela primeira vez, a UEG, Campus São Luiz dos Montes Belos, foi a anfitriã do evento.

A feira foi realizada em parceria entre Incra/GO, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IFGoiano); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater); Prefeitura de São Luiz dos Montes Belos; Governo de Goiás; movimentos sociais, entre outros.