Cartão do SUS é obrigatório a todos, uma exigência no prontuário eletrônico.

Publicado Quarta-Feira, 9 de Maio de 2018, às 10:14 | Ascom

O uso do Cartão Nacional do SUS por todos os aragarcenses é uma estratégia para integrar os cadastros do SUS, proporcionando melhorias na gestão da saúde no município. Para o cidadão, o número do Cartão do SUS possibilita a entrada no prontuário eletrônico não só no Hospital Municipal Getulio Vargas mas nas  Unidades Básicas de Saúde de todo país.

ACESSO - Por determinação do Ministério da Saúde, através da Portaria nº 763 de 1º de março de 2012, para todos os atendimentos médicos, consultas, exames ou quaisquer Procedimentos é obrigatório a apresentação do Cartão do SUS. O Cartão do SUS é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

OBJETIVOS - Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde; fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.

COMO FAZER - O cadastro é  efeito no Hospital Municipal Getúlio Vargas de segunda a sexta-feira das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.