FROTA ESCOLAR FOI 100% APROVADA PELO DETRAN/GO

Publicado Quarta-Feira, 11 de Abril de 2018, às 09:29 | Ascom

A fiscalização do transporte escolar ligados aos municípios, promovida pelo Detran-GO, esteve  nessa terça-feira (10) em Aragarças. A fiscalização é realizada semestralmente pelo órgão, em parceria com o Ministério Público do Estado. Neste semestre, a expectativa é vistoriar 4.650 veículos nos 246 municípios goianos. Manoel Xavier, presidente do órgão, adverte que a constância na fiscalização tem contribuído com a melhoria da frota, o que é evidenciado pelo constante índice de aprovação dos veículos.

Para o coordenador municipal de transportes, Valdir Calacio, a vistoria é obrigatória e visa garantir que os veículos que compõem a frota estejam em perfeitas condições de segurança e que os condutores sejam devidamente preparados para transportar vidas. Durante a fiscalização do transporte escolar foi verificada a documentação do condutor e do veículo. “Para transportar estudantes, o motorista deve ter CNH categoria D, mais de 21 anos, curso específico e apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. O veículo precisa estar com a documentação em dia, e com os itens obrigatórios de segurança, como lanternas, faróis e freios, em boas condições” concluiu o coordenador.

Câmeras de segurança

A vistoria semestral dos veículos utilizados pelo Transporte Escolar traz uma novidade a partir desse ano. É a exigência da instalação de dispositivos de visão indireta, que podem ser câmera-monitor de ré e retrovisores ou câmera-monitor dianteira ou outro sistema equivalente. A obrigatoriedade desses novos equipamentos passou a vigorar em 1º de janeiro de 2018 e está prevista na resolução 504/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

MP acompanhou a vistoria

O Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação do MP-GO enviou ofício circular a todos os promotores de Justiça com atuação na área comunicando que o calendário de vistoria do transporte escolar relativo ao primeiro semestre de 2018 já foi divulgado pelo Detran-GO e está disponível na página eletrônica do CAO, na aba “Projetos” em “Transporte Escolar” - à esquerda da página.

Por fim, foi sugerido que, paralelamente, o acompanhamento do procedimento de vistoria pelas promotorias seja feito mediante a presença do oficial de Promotoria, providência que é “de extrema relevância para garantir o sucesso da ação”, apontou o ofício.