Governo de Goiás lança Jogos Abertos 2018

Ascom / Comunicação Setorial da Seduce
Publicado Terça-Feira, 3 de Abril de 2018, às 21:43 | Ascom / Comunicação Setorial da Seduce

Nesta terça-feira (03/04) representando o prefeito José Elias, o Coordenador de Esportes de Aragarças, Wesley Brito, juntamente com  representantes de outros municípios e  a Secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira,  participaram do  lançamento dos Jogos Abertos de Goiás 2018 no Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi, em Goiânia.

"Goias vive um bom momento no esporte", disse a secretária ao lembrar o ciclo de modernização do estado implementado por Marconi, que, segundo ela, também alcançou o setor esportivo.

A 16ª edição do evento esportivo será realizada de maio a setembro e contará com a participação de cerca de 140 municípios goianos, envolvendo 5 mil atletas. Estarão em disputa 12 modalidades, sendo quatro coletivas e oito individuais.

Paradesporto

Os Jogos Abertos são um estímulo aos atletas e paratletas de todas as idades. O evento envolve os 246 municípios em etapas intermunicipais, regionais, depois estaduais. A expectativa da Secretaria é na 16ª edição dos Jogos Abertos, 150 municípios tenham participantes na competição.

Estarão em disputa 12 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e oito individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez).

Este ano os Jogos Abertos serão realizados de maio a setembro e contarão com 19 cidades-sede. A competição, que ocorre em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.

Disputa

Os Jogos Abertos de Goiás serão realizados em três fases: a Microrregional, ou etapa classificatória; a Regional, que abrange os classificados; e a Estadual, que é a grande final.

Serão disputadas 12 Microrregionais em todo o Estado. As duas primeiras ocorrem de 4 a 6 de maio, em Alvorada do Norte e Alto Paraíso. A final do campeonato está prevista para os dias 30 de agosto a 2 de setembro, no município de Morrinhos. Os três melhores atletas ou equipes de cada esporte e categoria serão premiados com troféus e medalhas.

Para a atleta da equipe de handebol da Força Atlética, Ábida Rafaela de Jesus, de 18 anos, campeã do Pan Americano de Handebol Júnior 2018, esta é uma oportunidade de melhorar o nível técnico da equipe. “Os jogos são importante para nós para que a equipe se entrose e faça uma competição boa”.

Também participaram do evento a prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda dos Santos, vice-prefeitos, os superintendentes Ivo Cesar Vilela (executivo da Seduce), Júnior Vieira (Esporte), Rivael Aguiar Pereira (Planejamento e Finanças) e Hamilton Jaime da Silva (Esporte e Lazer), e demais autoridades.

Sobre os Jogos

Os Jogos Abertos de Goiás foram retomados no ano passado, reunindo milhares de atletas de diversos municípios goianos. O evento é resultado do investimento no Esporte que o Governo de Goiás tem feito desde 1999, ainda na primeira gestão do governador Marconi Perillo.

Além de investir em infraestrutura, construindo e reformando equipamentos esportivos, Goiás apresenta um legado positivo das políticas de fomento continuado ao setor, evidenciado pela profusão de atletas goianos campeões, de expressão nacional e internacional nas diversas modalidades esportivas.

Confira a programação:

Microrregional 1: Alvorada do Norte/Buritinópolis. Data: 4 a 6 de maio