Aragarças participa de seminário sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular

Publicado Domingo, 4 de Março de 2018, às 10:22 | Ascom

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Goiás (Undime) promoveu nessa quarta feira (28) o Seminário Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento que durou todo o dia aconteceu no anfiteatro da PUC-GO e reuniu cerca de 650 participantes. Quase todos os secretários dos 246 municípios goianos e técnicos ligados ao setor educacional.

A lei foi homologada em dezembro último e foi o resultado de uma ampla e longa discussão promovida em todo o país da qual participaram representantes de entidades ligadas à educação, representantes dos setores públicos, professores e alunos, e segmentos organizados da sociedade.

A previsão do Ministério da Educação (MEC) é a de nesse ano e em 2019 ocorram os preparativos para que em 2020 a lei já seja aplicada dentro das salas de aula. A BNCC é bastante abrangente e um de seus objetivos é o de buscar,  o máximo possível, uma uniformização curricular em todo o país.

O presidente da Undime da Região Centro Oeste, Marcelo Ferreira da Costa, diz que “nesse primeiro ano os municípios têm de elaborar os seus currículos e discutir com a comunidade e no ano que vem temos que capacitar todos os atores envolvidos”. Segundo ele “é fundamental que tenhamos currículos adequados e que reflitam a realidade de cada município. É importante, também, que tenhamos currículos progressistas, mas que contribuam para a melhoria da nossa educação”.

A Secretária de Educação, Mara Nei Elias, enviou para representar Aragarças no evento as professoras, Salessuir Gomes, Karla Daniela , Silvana Araújo e Josy Guimarães.  “Lembrando que a educação é posta como prioridade para a administração do prefeito José Elias”, enfatizou a secretária.

Seguem as apresentações utilizadas pelos palestrantes neste evento que reuniu mais de 600 participantes envolvidos no processo de revisão curricular nas redes municipais de ensino do Estado de Goiás

Profª Roberta Panico

O currículo em pauta: revisão, (re)elaboração e implementação

Profª Luciana Carniello