Aragarças está capacitada para operar Cartão Reforma

Ascom / Agehab
Publicado Quinta-Feira, 7 de Dezembro de 2017, às 14:19 | Ascom / Agehab

Com apoio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), o Ministério das Cidades (MCidades) capacitou na última sexta-feira (1), em Goiânia 57 municípios que apresentaram projetos para receber o Cartão Reforma do governo federal, programa inspirado no Cheque Reforma do Governo de Goiás. Em todo o País foram pré-selecionados 1.923 municípios, dos quais 1.434 apresentaram projetos ao Ministério das Cidades.

O diretor do Departamento de Melhoria Habitacional do Ministério das Cidades, responsável pela capacitação, Álvaro Lourenço destacou que o Cartão Reforma é um programa inovador e ágil, com tramitação eletrônica, dotado de todas as ferramentas para acompanhamento e fiscalização. Segundo ele, a meta é beneficiar os 5.567 municípios brasileiros, mas de forma gradual. Para este ano, estão assegurados R$ 100 milhões de investimento no programa. Para 2018, a meta é atender 170 mil famílias.

Participaram da capacitação em torno de 120 pessoas, entre prefeitos e técnicos municipais que vão atuar diretamente com o programa Cartão Reforma, principalmente das áreas de construção civil e assistência social.

Os técnicos municipais foram capacitados para cadastramento das famílias, contratação de assistência técnica, procedimentos operacionais de monitoramento de obras e prestação de contas.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, destaca que o Cartão Reforma é uma grande conquista para o combate ao déficit qualitativo de moradias no Brasil. “Mais uma iniciativa inovadora da administração Marconi Perillo, que é o Cheque Reforma, serviu de inspiração para o governo federal. Somaremos os recursos do programa goiano com o programa federal para atendermos mais famílias e municípios”, frisa Stival.

Municípios convocados para capacitação do Cartão Reforma:

Águas Lindas de Goiás

Jaraguá