Detran vistoria veículos do transporte escolar

Publicado Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017, às 21:20 | Ascom

Pela segunda vez consecutiva e de forma inédita os veículos próprios e terceirizados da Prefeitura de Aragarças que fazem o transporte escolar tiveram as suas vistorias aprovadas 100%.  A inspeção, que começou nesta segunda-feira, dia 26, é realizada semestralmente pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), quando  são checados os itens obrigatórios de segurança, a documentação do condutor e do veículo. O trabalho é realizado em parceria com o Ministério Público do Estado.

O Secretário de Obras, Antônio Elias, apresentou os veículos da frota do transporte escolar conforme calendário estabelecido pelo Detran. Nas vistorias foram checados os itens de segurança de circulação e iluminação, seguindo determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Portaria 023/2012 do Detran. Foram verificadas, entre outras coisas, a quantidade de cinto de segurança, que deve ser em número igual à lotação do veículo, validade do extintor, tacógrafo, setas, faróis, estado de conservação dos pneus, a presença de limitadores de abertura dos vidros corrediços e dispositivos para quebra e remoção dos mesmos, em caso de acidente. Também foram observadas as especificações da faixa do transporte escolar e as lanternas no teto do veículo.

Além dos equipamentos obrigatórios de segurança, para transportar estudantes, o motorista deve ser habilitado na Categoria D, possuir mais de 21 anos, ter feito curso específico e apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. Ele não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou não ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.